O Projeto


17 Jul 2018

Na última década, a evidência científica tem vindo a demonstrar a importância da adoção de um estilo de vida saudável. Além de mais saúde, o desempenho escolar e profissional aumentam, os índices de satisfação também, bem como a sensação de bem-estar e de felicidade.

O projeto Geração S+ promove a opção por um Estilo de Vida Saudável entre adolescentes. Queremos um crescimento +Saudável, +Sustentável, +Social, com +Sentido. Crianças e adolescentes mais felizes serão adultos mais realizados, mais saudáveis, mais felizes.

Pretendemos criar as condições necessárias para o bem-estar mental do adolescente, através do despertar para a importância de relacionamentos saudáveis, atitudes de dedicação ao outro, sentido de vida, resiliência, aceitação, abertura à aprendizagem, boa gestão emocional. Queremos estimular a atitude Mindful, de observação atenta, nunca esquecendo o quão importante é uma alimentação saudável e a atividade física, tendo como linha mestra as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

O Geração S+ integra-se num projeto internacional composto por seis países europeus - Community of Practices for Healthy Life Styles – COP4HL, suportado pela Comissão Europeia, que tem como objetivo desenvolver uma comunidade europeia mais saudável e sustentável a longo prazo (www.cop4hl.eu).

O projeto destina-se a adolescentes, mas pretende chegar também aos seus principais influenciadores: pais, familiares, professores e treinadores.

Em Portugal, o projeto é promovido pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), e pela Physioclem, em parceria com diversas entidades e empresas locais, dependendo da área geográfica onde as ações decorrem.

As regiões alvo, numa primeira fase de implementação do projeto, são as regiões de Cascais e do Oeste de Portugal.

Um adolescente consciente e atento, vive uma adolescência feliz, capaz. Olhar de frente para os desafios e definir objetivos são pontos essenciais na definição de uma personalidade que se quer, também ela, feliz em adulta. A Geração S+ é feita de todos!