Entrevista | Alunos da ESDICA dinamizam Geração S+ na região

2 Jan 2020

Juntaram-se e disseram SIM ao projeto Geração S+. Até ao final do ano letivo, o Instagram – e não só - foi entregue a um grupo de alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro (ESDICA). Em comum poderão ter muitas coisas, porém, há algo transversal a todos: a prática de exercício físico, as horas de sono recomendadas e uma vida social ativa. Vem daí conhecê-los.

Como surgiu a oportunidade de se juntarem à Geração S+?
O projeto da Geração S+ foi apresentado na disciplina de Aplicações Informáticas, pelo professor Nuno Duarte, o que nos suscitou o interesse em participar. Houve a formação de dois grupos de trabalho. Como existiam algumas ideias em comum, decidimos juntarmo-nos e unir forças para construir algum com impacto na vida dos estudantes.

O que significa ou poderá significar este projeto para os jovens?
A diferença e a mudança constituem o significado do projeto para os alunos da região. A diferença da mensagem que transmite e a mudança que pretende realizar na vida dos jovens são características que tonaram este projeto único. Além disso, pretendemos desafiar mais jovens a mudar os seus hábitos de vida, demonstrando uma vida saudável não é sinónimo de um estilo de vida “chato” e cansativo.

Qual o vosso maior desafio ao “agarrarem” o Instagram da GS+?
Nos últimos tempos, reparámos que, apesar da página da rede social ser muito ativa, não estava a chegar aos jovens. Para isso, o desafio passa por elaborar novas estratégias para levarmos a nossa missão aos mais novos. Tendo em conta que somos abordados por estas temáticas, por vezes de forma desinteressante, vemo-nos na obrigação de torná-lo apelativo.

Qual a mensagem que pretendem passar aos vossos colegas?
Mostrar que é possível manter um estilo de vida saudável e ao mesmo tempo interessante.

Acreditam que um estilo de vida saudável, mente e corpo, é aplicável no dia-a-dia?
Sem dúvida! Acreditamos que para sermos saudáveis não só é importante a parte física, como a mental, visto que para tudo o que fazemos necessitamos de ter energia, ou seja, de estarmos saudáveis mentalmente. Face a isto, enfatizamos o facto de para sermos saudáveis fisicamente, temos de ser saudáveis mentalmente.

Que hábitos saudáveis não dispensam?
A prática de exercício físico, as horas de sono recomendadas e uma vida social ativa. São estes os hábitos que são indispensáveis para um estilo de vida saudável.