Physioclem e ESSA participaram em mais um Meeting do COP4HL em Odense

6 Feb 2019

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro a Escola Superior de Saúde do Alcoitão e a Physioclem estiveram em Odense, Dinamarca, para mais um Meeting do COP4HL (Communities of Practice for Healthy Lifestyle).

“O conceito de lei da selva e da luta das espécies, com o mais forte a impor-se sobre o mais fraco, implantou-se profundamente no imaginário popular. O que é menos conhecido, no entanto, é que, havendo de facto competição entre as espécies, existe um mecanismo muito comum usado pelos seres vivos para sobreviverem que está para além da competição”. (…) “O que há além da competição?” “A Cooperação”. (…) “Darwin deu o primeiro passo para a compreensão do mecanismo que conduz à evolução das espécies, mas depois foram feitas muitas outras descobertas que complementaram e até corrigiram a tese original” (…) “Uma delas é a importância da cooperação. A evolução e a sobrevivência assentam muita na cooperação, uma realidade que tendemos a esquecer, mas que os estudos vão sucessivamente confirmando. Vemos isso não só nos seres humanos e nos mamíferos, mas também nas aves, nos répteis, nos insectos, nos peixes, nas plantas… até  nas células e nos genomas! Há cooperação em tudo o que é biologia. Os seres vivos sobrevivem e evoluem graças à cooperação que são capazes de gerar a múltiplos níveis”. Retirado do livro Sinal de Vida de José Rodrigues dos Santos, pag. 95/96.

Considerando esta metáfora da evolução das espécies, vamo-nos querer manter numa lógica de competição ou evoluir no sentido da cooperação? Conseguiremos unir esforços no sentido de promover a saúde e bem-estar da nossa comunidade juvenil, dando assim um passo na direção de uma sociedade mais inteligente emocional e socialmente, um passo na direção de uma sociedade que cuida de si mesma prevenindo em vez de se focar só no cuidado depois do mal estar feito, contribuindo para a sustentabilidade do sistema social e de saúde?

Nós acreditamos que sim. Estamos a conseguir unir esforços. Estamos a trabalhar nessa sentido. E sim, estamos a evoluir no sentido da cooperação. 

Deste Meeting trouxemos decisões, novidades e novas ideias. Tomamos a decisão de alterar o publico alvo do projeto de 12-15 para 12-24. Já tínhamos alterado de 12-15 para 12-19 mas por várias razões faz sentido alargar a noção de jovens/juventude/adolescentes para os 12-24: estas razões serão apresentadas num artigo a ser publicado no blog do Geração S+. Trouxemos novidades que contaremos em breve e novas ideias relacionadas com a promoção do empreendedorismo social juvenil no contexto da promoção do Estilo de Vida Saudável. Começamos a preparação do próximo Meeting, que acontecerá em Cascais e Alcobaça de 3 a 5 de abril deste ano. Neste Meeting contamos trazer nova energia e oportunidades para o nosso Cop. 

Por uma Geração S+!