A alimentação é uma prioridade


3 Jan 2019

Em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança a alimentação saudável é um dos fatores determinantes para o crescimento normal e promoção da saúde, prevenindo doenças associadas à má alimentação.

O consumo de alimentos de qualidade deverá ir ao encontro das necessidades diárias das crianças e incluir, necessariamente, os diferentes alimentos dentro de cada grupo da nova Roda dos Alimentos, nas porções indicadas.

Os hábitos alimentares adquiridos durante a infância determinam os comportamentos alimentares na idade adulta logo é fundamental incutir, desde o momento que a criança começa a contactar com os primeiros alimentos, hábitos alimentares saudáveis, incentivando-a e dando-lhe a conhecer a grande diversidade de sabores, aromas, texturas.

As crianças apreendem muitos dos seus hábitos e comportamentos através da observação dos adultos, tendo estes como modelos de aprendizagem. Os pais, educadores, família desempenham um papel crucial na aquisição de hábitos alimentares saudáveis, na aprendizagem do “saber comer” da criança. Se tem como “modelo” adultos que praticam uma alimentação saudável a criança irá ser influenciada pelo mesmo e segue a mesma orientação, além de ser fundamental envolve-la nas tarefas relacionadas com a alimentação, vivenciando a escolha, preparação e confeção dos alimentos, representando uma oportunidade de praticar e fortalecer os seus conhecimentos alimentares e nutricionais desenvolvendo uma aprendizagem sobre alimentação e enraizando nela hábitos alimentares saudáveis.

Hoje é um excelente dia para contagiar toda a família para hábitos alimentares saudáveis. Comece por si, dê o exemplo, seja um impulsionador. Aceita o desafio?

 

Joana Valentim Marques (Técnica Superior – Nutricionista - Município de Alcobaça – UVSP)

 

 

(Bibliografia:Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Direção-Geral do Consumidor: Guia para educadores – Alimentação em idade escolar, outubro 2013;  Paul M. Insel, R. Elaine Turner, Don Ross, Nutrition, American Dietetic Association, 2007, 3ª edição; Escott-Stump S, Kathleen Mahan L. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, Saunders Elsevier, 2008, 12ªedição; Organização Mundial da Saúde - www.who.int/en/; Instituto de Hidratação e Saúde - www.ihs.pt; Direção-Geral do Consumidor - www.consumidor.pt; Associação Portuguesa dos Nutricionistas - www.apn.org.pt; Rodrigues S, Franchini B, Graça P, de Almeida MDV, A New Food Guide for the Portuguese Population, Journal of Nutrition Education and Behavior 2006, 38: 189 -195; Ministério da Educação e Ciência - Direção-Geral da Educação, Bufetes Escolares – Orientações, 2012)