Educar para a gentileza

13 Nov 2018

Ser gentil faz parte da nossa herança enquanto espécie. Os gestos gentis aproximam-nos do grupo e fortalecem relações.

Mas entre sair de casa, deixar os miúdos na escola, estar no trabalho e resolver todos os imprevistos que surgem, ir buscar os miúdos, lidar com os “revirar de olhos” ou com os conflitos entre irmãos, fazer o jantar e as restantes mil e uma coisas que aqui faltam enumerar… onde está a disponibilidade para ser gentil? Entramos num modo defesa-ameaça pelo stress que sentimos. Mas está tudo bem. É mesmo assim que estamos programados. No entanto, existe uma linha que separa o antes do depois, ou seja, não tem que existir uma ligação direta entre o que se passa no nosso interior e o que fazemos no exterior. Estamos programados de um certo  modo, mas podemos escolher as nossas ações. Se calhar, a meio do dia, o gesto gentil que podemos oferecer a nós mesmos é parar, respirar 10 segundos, pormos as nossas mãos num local que nos tranquilize e depois… recomeçar com espaço e intenções gentis, que se transformam em gestos para com os outros.

Desta forma, os nossos adolescentes vão aprender a cuidar deles e a ter gestos gentis para com os outros, afinal o nosso exemplo vale mais do que mil palavras. Ainda assim existem algumas estratégias que nos podem ajudar a educar adolescentes gentis, tais como:

  • promover e reconhecer laços sociais fortes
    • Diz-me o nome de três pessoas com quem te identificas. O que faz  com que te sintas ligado a elas? O que é que elas fizeram para se relacionarem contigo?
    • Vamos convidar essas pessoas especiais para virem jantar cá a casa?
  • desenvolver a capacidade de empatia
    • Se estiver a conversar com alguém sobre uma situação difícil, explique ao adolescente o que está a fazer e porquê. Não é necessário partilhar detalhes, mas diga-lhe que está a ouvir a pessoa com o intuito de a confortar e ajudar.
  • encorajar a solidariedade
    • Pense em coisas que pode fazer com os adolescentes e que podem partilhar com outras pessoas. Por exemplo, se gostam de desenhar, transformem alguns dos vossos desenhos em cartões para distribuir pela vossa comunidade.

Qualquer gesto de gentileza deixa uma marca. Que possamos ser gentis no meio dos nossos adolescentes para que se sintam tocados e possam tocar outros!

Eliana Silva