Prefere pensar dentro ou fora da caixa?

25 Mar 2019

FIXED MINDSET | GROWTH MINDSET

“Só posso fazer o que está dentro das minhas capacidades” ou “Vou continuar até que encontre uma solução”

 

“Errar mostra-me os limites das minhas capacidades” ou “Falhar dá-me a oportunidade para crescer”

 

“Eu desisto” ou “Eu consigo fazer tudo o que quero fazer”

 

Costumam dizer que a vida é feita de escolhas e que esta está constantemente a pôr-nos à prova. Independentemente do caminho a percorrer, há um momento em que se têm de fazer escolhas, não há como fugir. Não é possível - e ainda bem - ficar no mesmo lugar para sempre.
Os diferentes “OU’s” partilhados podiam ser muitos mais, certamente estão a passar-lhe inúmeros pela mente. Podemos, se optarmos sempre pela primeira opção (Fixed Mindset), viver de forma resignada, dentro da mesma caixa OU podemos sair fora da caixa - escolhendo a segunda (Growth Mindset) - e saber que mesmo batendo com a cabeça/errando estamos a lutar por aquilo que acreditamos, não importa quantas vezes tenhamos de repetir.

 

Será melhor vivermos no nosso canto, na rotina à qual estamos habituados, ou dar sustentabilidade aos nossos sonhos e objetivos?
Pare uns segundos para pensar…

 

Certamente, já deixou fugir várias oportunidades, porque tinha medo ou já tinha falhado. Não se esqueça que errar é humano. Será sempre. Desistir não é opção ou a escolha certa. Erre, repita. Volte a errar, mas não desista.

 

Os caminhos da criatividade são infinitos, razão pela qual a aprendizagem formal poderá ter os dias contados. É importante alimentar a criatividade, deixa-la seguir o seu percurso. Castrar nunca foi a melhor opção. É importante que as nossas crianças e jovens cresçam de mente aberta e entusiasta.


Aprender não significa apenas adquirir qualificações, mas descobrir o que mais nos interessa e nos deixa feliz. Por isso, nunca se canse de aprender. A sua confiança e resiliência vão aumentar.
Acumulando o conhecimento de milhares de anos, podemos dizer que o homem e a mulher sempre foram curiosos. Ousaram sair da “caverna”. O desejo e a vontade de ir mais além. E foram muito mais. O percurso jamais terá fim…

 

Vamos fazer um exercício. Entre em diálogo consigo, como se fosse duas pessoas numa só. Vamos lá:

 

“Ainda não sou bom nisto” ou “Não sou bom a isto”.

 

“Parece difícil - isto porque estou a aprender e a trabalhar o meu cérebro” ou “Isto está a ser difícil porque sou estúpido, burro e não tenho capacidades”.

 

“Um passo de cada vez. É preciso persistência e dedicação para ser melhor” ou “Dei o meu melhor e mesmo assim não foi suficiente”.

 

“O que consigo aprender com este erro, para corrigir na próxima vez?” ou “Eu desisto. Não há mais nada a fazer. Nunca será perfeito”.

 

A negrito encontra o Growth Mindset, que se opõe ao Fixed Mindset. Trata-se da oportunidade que dá a si. A possibilidade de reorganizar os seus hábitos mentais, potenciando uma atitude e cultura de aprendizagem. Esta atitude perante os obstáculos vão torná-lo mais forte, quer seja na sua vida pessoal ou profissional.

 

De que lado quer ficar?! Não desista!

 

Luci Pais

 

(Photo by Edu Lauton on Unsplash )