Geração S+ promove Empreendedorismo Social nas escolas de Alcobaça

1 Mar 2021

O nosso embaixador Francisco Serralheiro deu início ao seu projeto Ginásio do Empreendedor no dia 19 de novembro de 2020, nos estabelecimentos de ensino de Alcobaça. Este projeto visa capacitar e sensibilizar para o Empreendedorismo Social nas escolas D. Pedro I, Frei Estevão Martins e D. Inês de Castro. Implementado em turmas do 9º ano e no Ensino Secundário, através da dinamização de workshops interativos, são abordados os conteúdos de Empreendedorismo Social, de gestão de projeto, de design thinking e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030. Para os professores, é uma mais valia pois funciona como um suporte de apoio para as disciplinas de Turma em Projeto e Cidadania e Desenvolvimento.

O projeto Ginásio do Empreendedor é uma parceria entre a Geração S+, a Associação Juvenil de Apoio à Ação (A4) e o Agrupamento de Escolas Cister, com o apoio da Physioclem. Já foram organizados 47 workshops, em 15 turmas diferentes com um alcance de mais de 300 alunos.

Recentemente, foi feito um levantamento de feedback dos workshops do 1º semestre junto de professores e alunos. Em 69 respostas, de alunos do 9º ano, a qualidade das sessões foi classificada em 8.9 em 10. Os alunos destacaram o facto de uma pessoa mais jovem, Francisco Serralheiro, os deixar mais confortáveis durante os workshops, resultando num “melhor ambiente” em sala de aula. Destacamos também que 48 jovens responderam que se sentem preparados para iniciar um projeto autónomo com ajuda e 12 sem ajuda. 

Para os professores, o grande valor deste apoio está no “apoio à geração de ideias” e na “motivação e empoderamento dos alunos”. Classificam a iniciativa de 9 em 10 e todos os professores afirmaram, no questionário, que recomendariam o projeto a um colega.

O projeto continua a ser desenvolvido nas escolas, até ao final do ano letivo. Face à atual situação, foi necessário adaptar o acompanhamento aos alunos para formato online.