Estabelece os teus objetivos para 2019 & Play

30 Dec 2018

E se fizeres de 2019 um ano pleno?

O ano em que te sentes, já hoje, a viver a vida que queres viver? Com a escola, os amigos e os hobbies em equilíbrio? Com a motivação, garra e energia que te caracteriza? Então vamos perceber como é que vais fazer acontecer!

Se algum dia te disserem que os jovens de hoje em dia estão desmotivados, esquece isso. Não existem jovens desmotivados! Existem jovens sem objetivos que os inspirem, que os movam e que os realizem!

Os objetivos que definimos para nós próprios são as linhas condutoras para o nosso dia-a-dia. São o sítio para onde queremos caminhar. É, por isso, muito importante definirmos bem para onde queremos ir, o que queremos atingir e como é que o vamos fazer. A parte a seguir é a melhor! É viver este caminho, diariamente, alinhado com o objetivo que traçaste.

Este texto é um guia simples para estabeleceres os teus objetivos para 2019!

Vamos a isto?

Primeiro que tudo, os teus objetivos têm de ser específicos

"Ter boas notas" é um objetivo louvável, mas não é específico, é demasiado vago. O que é ter boas notas para ti? Quanto é que queres tirar a história, a português, a matemática? Ou imagina que o teu objetivo é praticares mais desporto ou saíres mais com os teus amigos. Ótimo, quantas vezes por semana vais fazê-lo? E qual a modalidade, ou quais os amigos?

Segundo, tens de os conseguir medir

Como é que vais saber que te estás a aproximar daquilo que queres? Se não conseguires medir a forma como estás a caminhar para o teu objetivo final, vais acabar por desmotivar. Arranja alguma forma de perceberes se te estás a aproximar daquilo que queres ou não.

Terceiro, o teu objetivo tem de ser atingível

Imagina que 2019 é o ano em que queres arranjar 3 unicórnios para te levarem à escola. Eu percebo, partilho dessa tua vontade, mas muito provavelmente, ainda não é este ano que vamos descobrir unicórnios [infelizmente]. 

É muito importante que a tua meta seja possível de atingir. Pode parecer uma coisa ridícula, mas a verdade é que muitos jovens traçam objetivos que, simplesmente, não são atingíveis nas suas condições atuais e acabam por desmotivar por isso. Foca-te naquilo que podes mesmo fazer!

Quarto, o teu objetivo tem de ser relevante

Se é um objetivo que estás a traçar só para "parecer bonito", quando as coisas apertarem e forem mais difíceis vais acabar por deixar isso de lado. Porquê? Porque não é importante o suficiente para ti! Ás vezes há pessoas que estabelecem certas metas porque acham que "fica bem" e acabam por não as cumprir. Tem de ser algo que motive a pessoa mais importante da tua vida. Tu! E é por isso que deve ser um objetivo que sintas que te vai ajudar a viver uma vida melhor e que dependa maioritariamente de ti e da tua vontade de o atingir.

Por fim, o teu objetivo deve ter um limite de tempo

O que é que isto quer dizer? Que quando traças um objetivo tens de lhe colocar uma data. Tem de haver um dia que possas pôr no calendário como o dia em que queres atingir a tua meta. E porquê? Porque, depois de definires esse dia, podes começar a construir uma linha do tempo desde esse momento até ao dia de hoje para perceberes quais são os passos que vais ter de dar e quando é que os vais ter de dar para atingires aquilo que tu queres!

Recapitulando:

1- Ser Específico

2- Medir

3- Atingível

4- Relevante

5- Com um limite de Tempo

Última dica antes de ires escrever 3 objetivos que façam de 2019 o Teu ano. Antes de decidires que objetivos vais estabelecer faz exercício físico. Um pequeno treino (ou uma longa corrida, tu é que sabes) vai ajudar-te a entrar num estado fisiológico (ligação entre corpo e mente) de mais confiança, de ação. E estabelecer objetivos nesse estado é muito mais fácil do que fazê-lo sem grande confiança.

Espero que 2019 seja o Teu ano!

Vemo-nos por aí, a inspirar pessoas.

João Mateus

 

(se quiseres usar um pequeno guião de perguntas sobre as várias áreas da tua vida para estabeleceres os objetivos segue este link)