O erro é uma oportunidade

19 Mar 2019

Ainda que possa parecer um título confuso ou estranho, é certo que se dedicar alguns minutos a pensar nesta simples frase: “O erro é uma oportunidade”, vai chegar a novas e interessantes conclusões.

Repare, quando somos bebés e crianças, erramos - se é que podemos chamar de erro, mas mais à frente irá perceber o porque de utilizar esta palavra - vezes sem conta. Trata-se do “custo”, caminho da aprendizagem. Aprendemos a andar, depois de cairmos várias vezes. A papa parece não acertar na boca. As primeiras palavras, apenas os pais compreendem. Se partimos alguma coisa, a preocupação é desviar os cacos. Poderíamos enumerar tantos outros exemplos. O que recebem os bebés em troca? Incentivo. “Vá, tu consegues”; “Muito bem”; “Só mais um passinho”; “Não faz mal”; “O meu bebé é lindo”; ouvem-se palmas e as mais variadas formas de expressão do amor para com aqueles pequenos seres que ainda têm tanto, tanto para aprender. Como teremos sempre!
Isto para dizer, que a vida é uma aprendizagem. Errar faz parte da vida, simplesmente, porque “Errar é humano”, já diz o ditado. É com o erro que aprendemos, crescemos. Se ao primeiro erro, desistirmos, estamos a hipotecar um momento que poderá tornar-se um “fantasma” no futuro.

Na juventude, na maioria dos casos, os erros passam a ter outro significado. O que até outrora dava direito a incentivo, passa a ser castigo. Não quer isto dizer que não deva haver, sempre de forma justificada. Mas nós adultos já fomos, bebés, já fomos jovens e continuamos a errar. Quantas vezes não precisamos daquele incentivo, daquele "vá, tu consegues"... Muitas!

Se o quarto ficou por arrumar ou deixou tudo espalhado, pode ser sinal que ainda está habituado ao momento em que os pais faziam isso por si. Está a despertar para a sua vida organizada! Nesta faixa etária, nem sempre se sai com o melhor comentário em determinados contextos... Os comportamentos sociais nem sempre são fáceis de assimilar. Além disso, nem sempre pensam no outro, porque ainda se está a desenvolver sua capacidade de calçar o sapato do outro. O estudo também pode ser um problema, pela falta de consciência do futuro que tem pela frente. Incentive, porque a ajuda torna tudo mais fácil e nem todos os conteúdos podem agradar.
Na juventude, e não só, o erro é visto quase como algo proibido. Manter esta ideia é sobrecarregar os nossos jovens. Deixemos que a vida siga o seu caminho normal. Vamos muitas vezes parar em encruzilhadas, mas de nada vale apontar o dedo. Vale sim a pena mostrar que mesmo nos dias menos bons, aprende-se. O erro tem esta magia.

Permita-se a olhar para os seus erros de forma positiva. Acredite! Desistir não é opção. Sinta-se novamente uma criança. Veja os sorrisos, a alegria no olhar dos nossos sempre que voltámos a tentar.

Errar. Repetir. Errar. Repetir. Acertar! Não desista. Faça-o não só consigo, mas também com todos aqueles que estão à sua volta, seja num contexto pessoal ou profissional. A verdade é que ninguém nasce ensinado. E ainda bem, porque a maior beleza é a descoberta, mesmo que muitas vezes surja de um erro repetido.

O erro é uma oportunidade para acreditar ainda mais em si. Uma oportunidade para ser mais humilde. Uma oportunidade para saborear cada conquista, vitória. Erre, mas não desista. Nunca!

Luci Pais