Yummy! Que verão fabuloso

16 Jul 2020

Para cresceres e seres feliz, é essencial que te divirtas, brinques com quem está ao teu lado, te relaciones e tenhas tempo livre para fazer absolutamente nada. Tudo um isto é, além de óbvio, maravilhoso de se viver e facilmente encaixa-se num verão ideal. 

As coisas menos óbvias, mas igualmente essenciais, são o tempo para descansar, com um ritmo certo, praticar exercício físico, um tempinho para refletir e descobrires-te e um tempo de foco para ginasticares o teu cérebro. Quando te focas numa tarefa que não é muito fácil para ti, crias novas conexões no cérebro e isso fá-lo crescer, tornar-se mais capaz.

Cuida de ti e escolhe o “prato” da mente saudável para este Verão. E acreditem: os vossos pais estarão por perto para vos ajudar a concretizar os “alimentos” do prato.

Partilha com os teus pais e amigos o que fazes a cada dia durante esse tempo de foco. Assim, através desta partilha, tens a oportunidade de relatares a ti mesmo, mesma o que fizeste e de perceberes se tens alimentado o teu cérebro com “alimentos” variados e saudáveis. As maçãs, por exemplo, são muito boas para a tua saúde, mas se comeres sempre maçãs deixa de ser assim tão bom. A variedade é também essencial.

Vamos ajudar-te a pensar em atividades para a tua “ginástica mental”:

  • CRIAR jogos para ti e para os teus amigos ou mesmo para o teu irmão e os seus amigos. Podem ser jogos do tipo caça ao tesouro, jogos de geolocalização (tipo geocaching) ou quaisquer outros que inventes.
  • DESENHAR, pintar, criar a tua arte.
  • INVENTAR danças, coreografias, teatros ou outras formas de expressão corporal e artística.
  • APRENDER a tocar um novo instrumento ou explorar mais um que já sabes.
  • ESCREVER histórias, poemas, cartas a amigos, um diário, por exemplo o da gratidão. Ler, ler e ler, sejam noticias, livros ou quaisquer outros.
  • EXERCITAR contas e operações matemáticas, fazer jogos de lógica ou de treino cognitivo, criar uma linguagem simbólica ou aprender criptografia.
  • FAZER UM CURSO ONLINE OU APRENDER DE QUALQUER OUTRA FORMA questões relacionadas com a comunicação (por exemplo, sobre a comunicação não violenta), sobre a importância das relações, empatia, compaixão, gratidão e colocar em prática. Podes também ver videos do TEDx sobre temáticas deste género.
  • AJUDAR alguém, alguma instituição, da tua comunidade ou mesmo atividades que preservem a natureza.
  • EXPLORAR O TEU INTERIOR, ouvindo um podcast de desenvolvimento pessoal, lendo um livro sobre as emoções, escrevendo sobre os teus sentimentos, tendo sessões com uma terapeuta para essa exploração, aprendendo sobre Mindfulness.
  • EXPLORAR a natureza e todos os seus pormenores, seja pela exploração direta na natureza, seja pela descoberta através de documentários, livros ou revistas.
  • EXPLORAR temas novos que sejam do teu interesse, através de documentários, livros, videos, pesquisa na net.
  • FILOSOFAR, ORGANIZAR UM EVENTO, CRIAR UM PLANO PARA ALGO.
  • SAIR DA CAIXA. Descobre-te. Vai pelo caminho mais difícil para criares novas competências. Desenvolve-te.

Se é pai, mãe e está a ler isto, partilha este tema com os seus filhos. Ajude-os neste planeamento.

E tu, meu adolescente, estás preparado para viver um verão saudável?